Quer conhecer Gravataí no Rio Grande do Sul? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade possui mais de 265 mil habitantes e conta com uma infraestrutura deslumbrante.
Neste texto te damos um guia completo sobre a cidade, com informações como:
- Onde fica Gravataí no Rio Grande do Sul?
- Qual é a história de Gravataí?
- Quais as vantagens de morar em Gravataí?
- Quais são os melhores bairros de Gravataí no Rio Grande do Sul?
- Como morar em Gravataí?
Onde fica Gravataí no Rio Grande do Sul?
Gravataí está localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a apenas 25 km da capital gaúcha. Confira a localização exata no mapa a seguir:
Qual é a história de Gravataí?
Segundo a Câmara Municipal de Gravataí, a sua rica história começa oficialmente em abril de 1763, com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos.
Essa fundação é anterior à expansão da Coroa Portuguesa ao sul do continente americano, marcada por disputas territoriais e pela concessão de terras a colonos. Pedro Gonçalves Sandoval, um dos primeiros a receber terras na região, simboliza o início dessa ocupação.
A cidade se desenvolveu a partir da chegada de cerca de mil indígenas do povo guarani, trazidos para formar a “Aldeia dos Anjos” em 1763, em um contexto de não conformidade com o Tratado de Madrid e a necessidade de povoar a região para evitar o avanço espanhol. A Aldeia dos Anjos prosperou especialmente após 1769, sob a liderança de José Marcelino de Figueiredo, que promoveu a urbanização e a educação no local.

Em 1795, Gravataí foi elevada à categoria de Paróquia, distanciando-se de Viamão e, em 1880, emancipou-se de Porto Alegre, tornando-se Vila Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.
O século XX marcou um período de significativo desenvolvimento econômico para a cidade, inicialmente impulsionado pelo cultivo da mandioca e, posteriormente, pela industrialização e urbanização avançada.
A instalação do complexo industrial da General Motors em 1997 representou um marco de desenvolvimento, consolidando Gravataí como um dos municípios mais importantes da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Ao longo dos séculos, Gravataí evoluiu de uma pequena aldeia para uma cidade de relevância econômica e cultural, refletindo a rica história e o espírito empreendedor de seus habitantes.
Quais as vantagens de morar em Gravataí?
Morar em Gravataí, no Rio Grande do Sul, é conseguir levar uma vida com equilíbrio entre o que a vida urbana pode te oferecer, mas sem abrir mão da qualidade de vida e contato com a natureza. A seguir, algumas das principais vantagens de morar aqui:
1. Economia
Gravataí possui uma economia forte e variada. O destaque fica por conta do Complexo Industrial da General Motors, que impulsiona os setores:
- automotivo;
- metalúrgico;
- químico;
- de serviços.
Esse complexo não só gera muitos empregos, mas também atrai outras empresas relacionadas a esses setores para a cidade.
2. Localização
Gravataí está estrategicamente localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre e possui fácil acesso a importantes municípios vizinhos:
- ao norte com Novo Hamburgo e Taquara;
- ao sul com Alvorada e Viamão;
- a leste com Glorinha;
- e a oeste com Cachoeirinha e Sapucaia do Sul.
Para chegar até lá, a BR-290 é a principal via, conectando Gravataí a Porto Alegre em cerca de 30 minutos. Outras rodovias importantes incluem a RS-118, RS-020 e RS-030, facilitando o acesso a diferentes áreas.

Quem vem de avião pode chegar através do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e completar o trajeto até Gravataí, seja de táxi, aplicativo de transporte ou carro alugado.
Além disso, o sistema de ônibus da cidade conecta Gravataí a outras localidades da região metropolitana, enquanto a proximidade com a Linha 1 do Trensurb oferece uma opção de transporte para quem vem de cidades como Canoas e Sapucaia do Sul.
3. Lazer
Gravataí oferece diversas opções de lazer para todos os gostos, que vão desde a parques e praças para quem gosta de passar um tempo ao ar livre, até eventos culturais e festas de grande porte como o Rodeio Internacional do Mercosul e Festa de Nossa Senhora dos Anjos.

Para quem gosta de compras é possível passar o tempo em shoppings e centros comerciais como o Gravataí Shopping Center. Além disso, também é possível desfrutar de uma grande variedade de restaurantes, bares e lanchonetes que oferecem desde pratos típicos da região até culinárias internacionais.
Por fim, a cidade está recheada de atrativos históricos como:
- Paróquia Nossa Senhora dos Anjos;
- Museu Municipal Agostinho Martha;
- Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos.
Quais são os melhores bairros de Gravataí no Rio Grande do Sul?
Para escolher um bairro para viver é importante levar em consideração as suas necessidades, proximidade com trabalho e instituições de ensino, por exemplo. Alguns locais que se destacam são:
1. Alphaville
O Alphaville em Gravataí é um bairro planejado que destaca-se por qualidade de vida, segurança e respeito ao meio ambiente. Próximo à ERS-118 e ao campus da ULBRA, oferece tecnologia avançada e áreas de preservação ambiental.
O Clube do Alphaville, com mais de 36.000m² de área verde, promove lazer e esportes para as famílias. Além disso, conta com segurança reforçada e área comercial exclusiva, garantindo praticidade aos moradores.
2. Prado Bairro Cidade
O Prado é um bairro-cidade focado em segurança, bem-estar e natureza. Oferece lotes a partir de 600m² em uma área de 523 mil m².
Destaca-se pelo Colégio Sinodal, uma escola bilíngue de alto padrão com excelente taxa de aprovação em vestibulares.
Possui o Prado Ciudadela, um espaço com hotel, supermercado, restaurante, banco, shopping, escola, consultórios, apartamentos e escritórios.
A área de lazer inclui piscinas, academia, espaço kids, salão de festas, jogos e o Sport Center com várias opções esportivas.
3. Reserva do Arvoredo
A Reserva do Arvoredo é um loteamento residencial situado em uma área privilegiada de Gravataí, oferecendo um excelente padrão de vida em meio à natureza. Com lotes a partir de 250 m², o local é perfeito para quem busca conforto e aconchego.
Dispõe de segurança 24 horas, quadra poliesportiva, salão de festas, ruas arborizadas e calçadas amplas e acessíveis. Escolher viver na Reserva do Arvoredo significa garantir qualidade de vida, com fácil acesso a Porto Alegre, otimizando o tempo e desfrutando mais momentos com a família.
4. Paragem Verdes Campos
A Paragem Verdes Campos é um condomínio de alto padrão em Gravataí, ideal para quem busca viver em contato com a natureza e desfrutar de bem-estar. Localizado próximo à Freeway, oferece fácil acesso a Porto Alegre e ao centro de Gravataí.
Com 730 lotes distribuídos em 150 hectares, o condomínio proporciona uma infraestrutura completa, incluindo área de lazer com parque esportivo de 40 mil m² e alta segurança, com vigilância profissional, veículos para radiocomunicação autorizados pela Polícia Federal, além de prevenção de acidentes e treinamentos de primeiros socorros e combate a incêndios.
Como morar em Gravataí?
Morar em Gravataí, no Rio Grande do Sul, é mais fácil do que você imagina! Confira os imóveis disponíveis na cidade através da Brickell Imóveis.
Nossa equipe, formada por profissionais especializados, está pronta para transformar sua trajetória de vida com imóveis de alto padrão.
Desfrute de uma experiência de compra excepcional com uma equipe que possui quase duas décadas de experiência no mercado imobiliário da região.
- Artigo Anterior O que fazer em Gravataí?
- Próximo Artigo 5 museus em Porto Alegre para visitar

